História do Taekwondo - 𝙋𝙤𝙬𝙚𝙧 𝙁𝙞𝙜𝙝𝙩

Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
P O W E R F I G H T

Artes Marciais controla seu peso.desenvolve músculos;melhora a autoestima;aumenta flexibilidade corporal;melhora a coordenação motora;melhora o autocontrole;amplia a concentração;reduz o estresse;controla as emoções;é saúde!é vida!

Já é um aluno? Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
Ou clique aqui e matricule-se!
Não é membro ainda? Clique aqui, cadastre-se agora mersmo!
Já é cadastrado? Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
P O W E R F I G H T
oláSair
oláSair
P O W E R F I G H T

P O W E R F I G H T

LUTADOR DE HAPKIDO
LUTADOR DE TAEKWONDO
LUTADOR DE TAEKWONDO
TAEKWONDO HANGUL
HAPKIDO HANGUL
águia
Artes Marciais
TOP
Ir para o conteúdo
História / Resumo
É importante ressaltar que o Japão teve domínio sob a Coreia durante 36 anos. Tanto é que em 1905, o Karate foi introduzido na Coreia através de um tratado que concedia ao Japão os direitos diplomáticos da Coreia. Este foi um período em que o Taekyon foi proibido para os coreanos, mas claro, nunca deixou de ser praticado de forma escondida.
Somente quando os japoneses foram derrotados na Segunda Guerra Mundial, em 1945, os coreanos voltaram a treinar o Taekyon abertamente.
Dez anos mais tarde, já com a Coreia dividida, graças ao general Choi Hong Hi, fundador do estilo Oh Do Kwan, que reuniu esforços e, após diversas dissidências, conseguiu, em 11 de abril de 1955, a união das diversas escolas e estilos que existiam na Coreia sob o nome de Taekwondo.
Em 22 de março de 1966, foi fundada pelo general Choi, na Coreia do Sul, a International Taekwon-do Federation (I.T.F.), que enviou professores pelo mundo para a divulgação da luta e elaborou 24 novos katas (conhecidos como Hyong ou Tul), técnicas e regras específicas, resgatando os chutes, muito valorizados no Taekyon (estilo CHANG HUN), que mantém as posturas marciais de combate.
já na década de 1970, problemas políticos obrigaram o general Choi a se exilar, levando consigo a sua federação para o Canadá, o que gerou a formação da WTF (World Taekwondo Federation – Federação Mundial de Taekwondo), em 28 de maio de 1973, que passou a subsidiar mestres, formando um instrumento marcial controlado pelo governo coreano (estilo Kukkiwon), elaborano novas formas (Palgwe e Poomsae) com ênfase em competições olímpicas.

Em 1980, o Taekwondo conseguiu tornar-se uma modalidade oficial de competição pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo incluído nos Jogos Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos. Devido a grande divulgação e sucesso da arte, após participar como modalidade demonstrativa nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e Barcelona em 1992, foi incluída em definitivo a partir das Olimpíadas de Sydney, na Austrália, em 2000, e de lá pra cá é a arte marcial mais praticado no mundo
Estilos (Kwans)
O Taekwondo é um esporte nacional coreano, obrigatório nas escolas e em exercícios militares, sendo também a arte marcial com o maior número de adeptos do mundo. Atualmente, esta arte marcial possui cerca de vinte estilos diferentes que ao longo dos anos foram se subdividindo. Apenas para destacar que todos os estilos possuem a palavra Kwan, que traduzindo, significa família, casarão. Os principais estilos do Taekwondo são:
Chung Do Kwan

Este foi o primeiro estilo criado pelo mestre Won Kuk Lee (foto), em 1944. Tem ligações diretas com o Karate Shotokan, de Gichin Funakoshi e foi um estilo que ajudou na evolução do Taekwondo.
Moo Duk Kwan

Este estilo foi criado pelo mestre Hwang Kee (foto), em 1945 e é o segundo estilo de Taekwondo mais antigo.

Chang Moo Kwan

O Chang Moo Kwan foi criado pelo mestre Byung In Yoon (foto), em 1946.
Yun Moo Kwan

Este estilo, também denominado de Chi Doo Kwan, foi criado em 1945, pelo mestre Chun Sang Sup (foto).

Song Moo Kwan

O Song Moo Kwan foi criado pelo mestre Byung Jick Ro (foto), em 1952.

Oh Do Kwan

Este estilo foi criado pelo mestre Nam Tae Hi e Choi Hong Hi (foto), em 1953.

Ji Do Kwan

O Ji Do Kwan foi criado em 1953, pelo mestre Chun Sang Sup, que sabia judô e karate, sendo posteriormente liderada pelos mestres Kwe Byung Yoon (foto) e Chong Woo Lee.

Choi Hong Hi
General Choi Hong Hi nasceu em 9 de novembro de 1918 em Hwa Dae Myong Chun, distrito da Coréia. Aos 12 anos começou a estudar Taek Kyon, método ancestral de luta com os pés. Depois, quando ele estava estudando no Japão, conheceu um professor de Karate que o ajudou a conseguir sua primeira faixa preta em menos de dois anos. Ele intensificou seu treinamento, e com muita dedicação e esforço conseguiu seu segundo grau e começou a ensinar.
Alistou-se no exército Japonês durante a Segunda Guerra Mundial, e foi enviado para Pyongyang onde foi encarcerado. Para manter sua boa saúde física e mental durante seu aprisionamento, praticou o Karate, sozinho a principio, porém pouco tempo depois começou a ensinar a equipe de funcionários da prisão e os outros prisioneiros. Ao tornar-se oficial do Exército da Nova Coréia depois do final da guerra, continuou a ensinar arte marcial para seus soldados assim como os soldados americanos que serviam na Coréia.
Quando Choi estava no comando da 29ª Divisão de Infantaria aconteceu a tão falada e decisiva demonstração desta arte, com reflexos muito positivos e que causaram entusiasmo e impressionaram o 1º Presidente da República da Coréia, Syng Man Rhee (1875-1965). Poucos anos depois, com o advento do nome Taekwondo, esta Divisão ficou ainda mais famosa, sendo conhecida por toda a península como a Divisão do Taekwondo.
Sua opinião e sua visão apurada das artes marciais conduziram o General Choi a combinar elementos das técnicas de Taek Kyon e de Karate para desenvolver uma arte marcial moderna. Chamou-a de Taekwondo que significa o "o caminho dos pés e das mãos", este nome foi adotado oficialmente em 11 de abril de 1955.
Em 1959, General Choi foi nomeado Presidente da Korea Taekwondo Association. Sete anos depois, em 22 de março de 1966, ele criou a International Taekwondo Federation (ITF). Como fundador do Taekwondo e Presidente da ITF, ele teve habilidades para compartilhar sua arte com seus alunos e difundi-la assim em todo o mundo. Após uma vida dedicada ao desenvolvimento de Taekwondo, uma arte marcial moderna baseada em valores tradicionais, filosofia, e formação, General Choi, fundador do Taekwondo e Presidente da Federação Internacional de Taekwondo, morreu do câncer em 15 de junho de 2002, na Coréia.

World Taekwondo
A antiga WTF (World Taekwondo Federation), hoje conhecida como WT (World Taekwondo), foi fundada em 28 de Maio de 1973 com a participação de 19 países. Desde a sua fundação, a sua sede principal situa-se em Yuksamdong, Kangnamku, Seoul, Coreia, tendo como atual presidente o Dr. Chungwon Choue (na foto).
Dr. Chungwon Choue (Presidente da WT)
Segundo o método raiz da WT, as técnicas são feitas o mais rapidamente possível e com a maior potência possível e é exatamente este ponto que a WT se diferencia da ITF. Outros dos pontos que convêm sublinhar é que segundo as regras desta federação, nos combates existe contato total o que obviamente implica uso de proteções: colete, capacete, caneleiras, proteções de antebraço e conquilha.

O Taekwondo no Brasil
O Taekwondo foi trazido ao Brasil no ano de 1970, na cidade de São Paulo, através do grão mestre Sang Min Cho (foto), enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation. Mais tarde vieram os mestres Sang Min Kim, Gun Mo Bang, Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Chang Seun Lim, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, que também proporcionaram um desenvolvimento maior da arte no Brasil.
Em março de 1972, o grão mestre Woo Jae Lee introduziu o Taekwondo na cidade do Rio de Janeiro e em 19 de janeiro de 1973, promoveu a 1ª Competição de Taekwondo no Brasil que foi o Campeonato Carioca. Neste mesmo ano, em julho, realiza-se em São Paulo o 1º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, no Ginásio do Pacaembu.
Em 1974, com o sucesso da arte marcial aqui no Brasil, o Taekwondo foi reconhecido como esporte brasileiro pelo Conselho Nacional de Desportes (C.N.D.) sendo criada a Associação Brasileira de Taekwondo (A.B.T.) e sua vinculação ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Com a reforma estatutária, a A.B.T. passou a ser a Confederação Brasileira de Taekwondo (C.B.T.K.D.), presidida pelo grão mestre Young Min Kim que é a principal entidade da modalidade no Brasil até hoje.

Uniformes de Taekwondo
O Dobok oficial de Taekwondo é mundialmente utilizado inteiro branco, com gola preta para professores faixa preta, e com gola branca para alunos faixa colorida.
Porém existe inteiro preto, azul ou vermelho (com ou sem opção gola preta).

Até Londres(2012), os atletas tinham que usar apenas o Dobok da cor branca, porém, nos jogos  Rio 2016 os países passam a escolher, entrar com o Dobok que tenha as cores de sua própria bandeira ou outra cor que achar conveniente.
Além do uniforme, em competições são indispensaveis as proteções como protetor de tórax, capacete, protetor bucal, protetores de antebraço, luvas, coquilha, protetor de canela, protetor de pé.
O Taekwondo é um esporte olímpico, e é umas das modalidades que mais utiliza proteções, buscando sempre preservar a integridade física do atleta.

Níveis / Faixas

A caminhada do praticante de taekwondo é dividida inicialmente em gubs e, em seguida, em dans.
Cada gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10 (dez) ou 9 (nove) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub, maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada dan' corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10 (dez) dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte.
A cor preta simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança.

Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

(As cores, bem como a presença do 9º gub podem variar de acordo com as Federações.)
Poomsae (forma)

São movimentos pré-determinados realizados sob circunstâncias de luta ou combate com um inimigo imaginário, obtendo-se, dessa maneira, um melhor aperfeiçoamento das técnicas básicas, condicionamento físico e mental, e uma evolução em todos os componentes de seu organismo, muscular, ósseo e respiratório. Um Poomsae executado conforme as normas da WTF, consiste em cerca de 19 a 48 posições interrelacionadas.
Kyorugui (luta)
Em 1955, um grupo de coreanos escolheram o Taekwondo como a arte marcial coreana a ser divulgada internacionalmente, entre as muitas que existiam no país. Em 1973, foi fundada a federação internacional do esporte, e no mesmo ano aconteceu o primeiro Mundial, em Seul, na Coreia do Sul. O Taekwondo foi disputado como esporte de exibição nos Jogos de Seul, em 1988, e nos de Barcelona, em 1992. A estreia oficial foi na edição de Sydney, em 2000.

O objetivo na luta de Taekwondo é acertar o adversário com chutes e socos, no colete e no capacete para marcar pontos ou nocauteá-lo. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário. Cada combate tem três rounds, sendo que, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.

Maneiras possíveis de vencer:
1 - Nocaute.
É idêntico ao boxe. Após um lutador sofrer uma queda pelo seu adversário e cair no chão, é iniciada a contagem de 10 segundos para ver se ele terá ou não condições de continuar lutando. Se o lutador não mostrar reação após esta contagem, o seu oponente é declarado vencedor por nocaute.

2 - Pontos.
1(um) ponto para soco no tronco; 2(dois) pontos para chutes no tronco; 3(três) pontos para chutes na cabeça; 4(quatro) pontos para chute giratório no tronco; 5(cinco) pontos para chutes giratórios na cabeça.
3 - Infrações:
Usar o joelho, empurrar, segurar, bater abaixo da cintura e acertar o adversário no chão e sair da aréa demarcada para luta são passíveis de punição.

Uma luta também pode acabar antes do tempo caso um dos lutadores atinja uma diferença de sete pontos do seu adversário ou então alcançar primeiro 12 pontos. No caso de empate, há também a possibilidade de haver um round extra, chamado de morte súbita, no qual, o atleta que marcar o primeiro ponto será o vencedor.
A área de luta dos atletas, que até as olímpiadas em Londres (2012) , tinha um formato quadrado, agora é apresentada de forma octogonal, para um maior dinamismo de movimentação dos atletas, justifica a WT.

veja mais sobre as regras de competição neste link.

Kyukpa (quebramento)

Kyukpa é a forma de testar certos poderes de quebra em objetos como tábuas, telhas, tijolos e etc...
Juramento do Taekwondo
1 - Observar as regras do Taekwondo
2 - Respeitar os meus instrutores e meus superiores
3 - Nunca fazer mal uso do Taekwondo
4 - Construir um mundo mais pacífico
5 - Ser campeão da liberdade e da justiça

Espírito / Princípios
1 - Cortesia
2 - Integridade
3 - Perseverança
4 - Autocontrole
5 - Espírito Indomável

Voltar para o conteúdo