História do Hapkido - 𝙋𝙤𝙬𝙚𝙧 𝙁𝙞𝙜𝙝𝙩

Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
P O W E R F I G H T

Artes Marciais controla seu peso.desenvolve músculos;melhora a autoestima;aumenta flexibilidade corporal;melhora a coordenação motora;melhora o autocontrole;amplia a concentração;reduz o estresse;controla as emoções;é saúde!é vida!

Já é um aluno? Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
Ou clique aqui e matricule-se!
Não é membro ainda? Clique aqui, cadastre-se agora mersmo!
Já é cadastrado? Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
Faça seu login e acesse seu conteúdo exclusivo.
P O W E R F I G H T
oláSair
oláSair
P O W E R F I G H T

P O W E R F I G H T

LUTADOR DE HAPKIDO
LUTADOR DE TAEKWONDO
LUTADOR DE TAEKWONDO
TAEKWONDO HANGUL
HAPKIDO HANGUL
águia
Artes Marciais
TOP
Ir para o conteúdo

O Hapkido é uma Arte de Defesa Pessoal Coreana por excelência, fundada pelo Grande-mestre Ji Han Jae em 1959, combinando técnicas diversas, de diferentes artes, para sair ileso de uma situação de perigo real.
Hoje considerada por muitos uma das mais completas artes para defesa pessoal.
O Hapkido é conhecido por suas impressionantes formas de socar, chutar, saltar, derrubar, estrangular, além de suas torções no punho e demais articulações, suas chaves de braço e alavancas dolorosas, utilizadas para neutralizar e imobilizar seus adversários de forma precisa e instantânea. Devido enorme acervo de técnicas, tanto em pé quanto no solo, é praticado por seguranças, militares, ou qualquer pessoa com interesse em aprender uma arte com foco em defesa pessoal.
Como nas filosofias de muitas artes marciais, enfatiza o uso do corpo, mente e espírito, a perfeição do caráter humano, responsabilidade social, e o uso adequado da força (energia) "Ki".
Nascido em 1904, Choi ficou órfão logo aos nove anos de idade. Levado ao Japão, durante a ocupação japonesa na segunda guerra mundial, e adotado como aluno por um dos maiores mestres daquele país na época, Sokaku Takeda por aproximadamente 30 anos, tendo participado das inúmeras viagens e seminários daquele Mestre.
Após mais de 30 anos de treinamento, com a morte de seu Mestre em 1943 e a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, em 1945 resolveu retornar à Coréia, levando em sua bagagem todo seu aprendizado.
지한재


Nasceu em Andong, Coréia do Sul, em 1936. Aos 13 anos, Ji começou a treinar por tempo integral o "Yu Kwon Sool" com o Grão Mestre Choi e continuou com ele até 1956. Aos 18 anos, sob a orientação de um homem chamado Taoist Lee, aprendeu técnicas de armas, TaeKyon, jang-bong (bastão longo), o dan-bong (bastão curto) e meditação. Em 1959, o Grão Mestre Ji, abriu sua primeira escola e foi o primeiro a usar o termo Hapkido.

Em 1962, o nome foi mudado para Kido. Ji fundou a "Kido Association", onde Choi se juntou como membro.
Entre 1962 e 1979, Ji Han Jae trabalhou como guarda costas do presidente coreano Park Chung Hee, no castelo presidencial Blue House. Por este motivo, Ji tem muitas influências políticas. Foi também treinador de arte marcial dos guardas secretos do presidente, da polícia coreana, da academia de soldados e da Korean Special Forces. Em 1969, Ji foi convidado pelo governo norte-americano a ensinar o Hapkido aos guarda-costas do presidente Nixon e aos agentes do FBI.
Nos EUA, durante o programa de intercâmbio, Jhoon Rhee (mestre de Taekwondo) apresentou Ji, o artista marcial e ator, Bruce Lee, que era um admirador dos conhecimentos do mestre do Hapkido e pediu que fosse seu instrutor.

No inicio dos anos 70, Mr. Wong, presidente da "Golden Harvest Film Co" (produtora dos filmes de Bruce Lee), contratou o Grão Mestre Jin Han Jae para ser o treinador de artes marciais, conselheiro-supervisor técnico e treinador das estrelas de filmes de artes marciais e ainda trabalhar em alguns filmes como ator.

Bruce Lee quis que no filme "Game of Death" (Jogo da Morte), o mestre Ji usasse uma faixa dourada enquanto lutava contra Bruce lee. A faixa dourada representaria o mais alto grau alcançável nas artes marciais.
Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador do Hapkido. Alguns atribuem a Yong Sul Choi e outros a Ji Han Jae. É importante dizer que Choi foi professor de Ji, porém, podemos observar a situação de diferentes ângulos. O maior estudioso de Artes Marciais Coreanas, Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa nos disse o seguinte: "Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi Ji"
Águia
(Duk-Soo-Ri -독수리)

A águia foi associada ao longo da História com o sol, o fogo, o ar, a vida, o céu. Com o advento da cristandade a águia transformou-se uma imagem de profecia e oração. A águia é referida às vezes como o " leão do ar" por ser considerada a ave rei dos pássaros.
Por ser um pássaro bem-sucedido veio representar o sucesso, o poder, o triunfo, os direitos (imperialismo) ou o status social. A águia foi usada consequentemente como o emblema nacional (de civilizações antigas (por exemplo império romano antigo) e modernas por exemplo de Estados Unidos da América).

Águia segurando uma flexa:  
O símbolo da águia segurando uma flecha pode ser interpretado com considerações baseadas nas técnicas de Hapkido. Primeiramente a águia circunda em torno de sua rapina antes do ataque. Do mesmo modo o Hapkido e uma arte circular com técnicas de giro. Quando a águia captura sua presa ela faz uso de suas poderosas garras, assim como no Hapkido há muitas técnicas fazem uso da garra tais como torções articulares, projeções, estrangulamentos e etc. outro aspecto importante de ser mencionado é que a águia domina através da pressão exercida através de suas garras cavando elas em sua presa, assim como no Hapkido uma aplicação bem sucedida do ponto da pressão pode igualmente dissuadir seu oponente de todos os pensamentos e intenções de agressão.
Voltar para o conteúdo